Vida de atleta

cotidiano, cultura, esporte

É de conhecimento geral que os gregos antigos cultuavam o corpo. A preocupação com a beleza e simetria sempre esteve presente no dia-a-dia daquele povo. Quando se tratava de competições esportivas, tais características não eram deixadas de lado.

gregos.jpeg

Representação dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga

Os atletas eram escolhidos à dedo. Os jogos serviam para provar a capacidade física dos homens perante os deuses. Durante as primeiras competições, somente os homens podiam assistir e participar das provas. Os atletas, vindos de várias cidades-estados, chegaram com dias de antecedência à Olímpia, para se prepararem para os jogos.

Pra quê uniforme?

O primeiro grande ganhador das olimpíadas antigas, Corobeu, venceu uma prova de corrida em uma pista de 170 metros e se tornou notório por competir nu, porque pensava que estando despido seu desempenho seria melhor. Isso fez com que vários outros atletas começassem a disputar as provas sem nenhuma veste.

vestes.jpg

Atletas gregos treinando para os jogos

Mesmo os vestidos, não usavam muito pano. Desde o começo, os atletas tinham consciência que a roupa pesava e podia atrapalhar a realização de certas provas, por isso usavam apenas uma espécie de fralda de tecido tampando as partes íntimas, sandálias rasteiras com cordas que se transpassavam até os joelhos e fitas vermelhas amaradas na cabeça e braços. Antes das competições, os homens depilavam todo o corpo com um utensílio de metal curvado e afiado, e em saunas também passavam óleo na pele.

Recompensa

O atleta vencedor da principal prova dava seu nome aos jogos. Como hoje chamamos “jogos do Rio” por causa da cidade que sedia a competição, na Grécia antiga era “jogos de Corobeu”, por exemplo. Além da homenagem, o atleta ganhava uma coroa de louro, alimentação gratuita por toda vida, garantia de lugar em teatros e isenção de impostos. Um decreto criado pelo legislador Sólon em 580 a.C. dava o direito a um prêmio de 500 dracmas para os vencedores olímpicos, quantia suficiente para comprar um considerável rebanho de ovelhas, o que fez com que o espírito competitivo perdesse lugar para o interesse financeiro.

*Foram usadas fontes documentais como livros de mitologia, edições especiais de revistas como a Veja Na História, sites escolares e documentários da TV Escola.

Deixe um comentário